domingo, 10 de março de 2013

DARFUR. PROTEGE AS MULHERES COM FOGÕES SOLARES.



Mulheres de Darfur da cidade de Kutum cozinhar com energia solar. Foto: Darfur Paz e Desenvolvimento. Mulheres de Darfur da cidade de Kutum cozinhar com energia solar.

Com o início do genocídio em Darfur (2003) milhares de mulheres foram vítimas de violência sexual.
 
  Muitas mulheres não têm a coragem de deixar os campos para procurar lenha porque os estupros apenas fora dos campos de refugiados tornaram-se triste por dia. 
 
Violência sexual em Darfur foi configurada como uma verdadeira arma de guerra. 
 
 O orgulho milicianos árabes Janjaweed do número de mulheres africanas serem estupradas, de modo que, na maioria dos casos, elas são excluídas de suas famílias.

Para proteger as mulheres, a APM tem trabalhado durante anos com a associação local de Darfur Paz e Desenvolvimento (DPDO) a financiar um projecto de fogões solares. 
 
 A associação de Darfur ensina as mulheres a  construir um fogão solar.
 
  Além do fato de que a transmissão de fogões solares envolveria custos elevados do transporte, a associação quer que as mulheres são capazes de encontrar nos mercados locais, todos os componentes necessários. 
 
Uma panela, sacos de plástico, papelão, papel alumínio e cola - é tudo o que você precisa para construir um fogão solar - e que a cor preta de tinta, para que possam acumular tanto calor quanto possível.

Estudantes que seguem cursos com duração de três dias para aprender como construir um fogão solar é convidado a transmitir novos conhecimentos para os vizinhos. 
 
Para aqueles que participaram do curso, há também um livro de receitas. O curso e os materiais para fazer um fogão solar um custo total de 20 euros. Para as mulheres, é uma figura que pode até salvar sua vida.

Hanno Schedler 
 
Postado por JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa e Freelancer  

Nenhum comentário:

Postar um comentário