segunda-feira, 11 de março de 2013

AS MULHERES DO DELTA DA NIGÉRIA ESTÃO LEVANTANDO SUAS VOZES.

 

Há mais de 50 anos, os povos nativos do Delta do Níger sofrem as conseqüências da exploração de petróleo: as perdas de rios de petróleo e solo contaminado e uma forte incidência de doenças respiratórias.
 
 A população, no entanto, começou a protestar e cada vez mais também as mulheres levantam a voz: "Quando eu tinha quinze anos, a situação era exatamente a mesmoa, diz Misericórdia Olowu, uma porta-voz para as mulheres do povo Itsekiri. "
 
Nada mudou, exceto pelo fato de que a terra é mais contaminado e nossas condições de vida são muito piores." No verão de 2010 Misericórdia ocupada junto com outras 300 mulheres de seu povo, o local para a construção de um gasoduto a partir do custo de 800 milhões de dólares americanos.
 
 As mulheres têm impedido o fabricante do movimento das máquinas do local. De acordo com as mulheres é escandaloso que o mega projeto irá servir para fornecer energia para toda a Nigéria, mas que a sua aldeia, localizada ao lado do gasoduto, tem electricidade.
As mulheres exigem mais apoio econômico para suas aldeias e mais empregos para a juventude local. 
 
 Sem perspectivas para o futuro mais e mais jovens se reúnem em um dos grupos armados que sequestram técnicos estrangeiros para um pedido de resgate das multinacionais de energia.
 
 "Mas", diz Mercy Olowu, "isso traz violência só mais porque o exército ea polícia vingança brutal sobre nós mulheres."
 
 Ação punitiva pela polícia sempre envolve a destruição de uma vila, mas também a violência e a violação de mulheres.
Muitas mulheres já começaram a ter medo até de jovens milicianos fortemente armados.
 
 Os braços levantados dos jovens é imprevisível e muitas vezes entram em aldeias cheios de raiva e violência que por vezes acabam as vítimas sendo as mulheres e as meninas
 
 Por esta razão, as mulheres exigem o desarmamento das milícias, mesmo se eles pretendem lutar pelos direitos da população nativa.
Ulrich Delius
 
Postado por JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário