terça-feira, 5 de março de 2013

BIRMÂNIA/KAREN - MULHERES SOFREM POR ESTUPROS E TRABALHOS FORÇADOS...


Em novembro de 2010, mais de 200 refugiados Karen fugiram sua aldeia na Birmânia Pa Lu para a Tailândia. Foto: Prachatai, flickr.
"Os soldados espancaram e estupraram várias vezes a minha filha de 15 anos", diz uma mulher prefeita, de uma aldeia de Karen, na Birmânia.
 
 "Para a vida da minha filha esse episódio se tornou um inferno. Depois de tantos  estupros consecutivos ela ficou a beira do suicídio suicídio e perdeu a razão"
O que aconteceu com essa menina infelizmente não é um caso isolado. Nos territórios de minorias étnicas na Birmânia, onde há décadas enfrentam movimentos de libertação com os soldados, as mulheres são frequentemente vítimas de crimes de soldados birmaneses.
 
 Há 60 anos, Karen, bem como de outras minorias no país, exigem autonomia e respeito aos seus direitos civis e direitos culturais.
 
 Na frente da recusa definitiva das autoridades para discutir suas demandas a Karen pegaram em armas e foram se vangloriar como suas mentes ditavam...
O exército e a milícia eram  aliados para vingar com a violência dirigida contra a população civil, especialmente as mulheres.
 
 "Os soldados me arrastaram para dentro da floresta e me obrigaram a ficar com eles durante três dias e três noites", diz outra mulher de Karen.
 
 "Eu fui estuprada e espancada na cara me acusando de rebeldes escondidos. Fui espancada com suas botas pesadas."
O líder de outra aldeia Karen diz de trabalho forçado para construir uma nova estrada para o exército e o assédio sexual repetido regular de soldados durante o trabalho.
 
 "Antes que os soldados viessem para a minha aldeia e levassem homens e mulheres, forçando-os a trabalharem na construção da estrada, tudo corria normal.
 
 Muitas mulheres foram obrigados a carregar cargas pesadas,  fornecer coisas de alimentos e outras coisas mais humilhantes para os soldados.
 
 Então eles me arrastaram para dentro da floresta onde eu estava detida como refém. Durante a noite eu tive que dormir entre seus comandantes que se revezavam em me estuprar ".
Ulrich Delius
 
Postado por JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário