sábado, 18 de maio de 2013

UM PEQUENO FATO - É A DERROTA DO PARITÁRIO?


Eu andava pelas ruas de minha cidade, Vicenza, em uma tarde, num destes dias de abril de 2013. Um belo dia de sol de primavera, céu limpo, quente e cheio de novas esperanças no ar '. Como todas as fontes que você respeita, mesmo que este seja tarde em ser amado, talvez ela quer ser desejada um pouco de mais. Obviamente, não só no sentido do tempo.



Pessoas, muitas pessoas que andam, de todas as idades. As pessoas, cada uma com seu próprio mundo interior, feitas de esperanças, sonhos, planos, idéias, dúvidas, preocupações .. Andando durante o dia,  isso é muito bom, dá uma sensação de vitalidade e desta vez era necessário.



Na minha viagem  de pensamentos, algo atraiu minha atenção assim que coloquei,  por um momento, no canto do meu cérebro, o que eu tinha em mente enquanto me preparava  para atravessar um par de quinze anos mais ou menos, talvez, ou mais dois,  no máximo.


 Eles também estavam caminhando lentamente.Ambos belos. Ele, sua pele um pouco "âmbar", talvez mulato, verdadeiramente um belo tipo. Ela, por sua vez, tina a  tez branca, mas realmente bonita, como todas as mulheres.


Enquanto me preparava para ultrapassá-los, do lado esquerdo, o menino mulato,  se vira para a direita e levantou o braço esticando o dedo indicador como uma "arma na direção de um casal de jovens, um pouco mais atrás, mais ou menos da sua mesma idade do casal, e indicando diz: "Você, que está me olhando.... Ei, você, eu digo para você, não para ele, mas para você - indicando um dos dois, mais precisamente - o que você está procurando?"



Tinha o olhar arrogante e desafiador por um momento parecia um comportamento provocante, e depois continuar andando com "sua mulher".



Naquele breve momento eu notei duas coisas: - Primeiro, o desafio, desenhado como uma "arma imediatamente manifestando uma rivalidade tipicamente masculina em atitude de "combate" em defesa de "sua mulher", só porque tinha sido olhada e, em segundo lugar, "a dica ambígua" de um sorriso da jovem que parecia mostrar alguma "satisfação" por ter sido defendida por "seu homem", vdeve ter pensado isso, no mínimo, pelo olhar dos outros, julgados "curiosos".



Miséria humana, a miséria mental, eu diria. O que é que desmoraliza a jovem realmente muito jovem, ouviu ou deu a impressão de ser "salva" por "seu homem - do sexo masculino", e que não disse uma palavra mas, ao invés disso, ela se sentia "protegida" apenas para um olhar "impróprio". 


 O companheiro dela, tão jovem, não "aceitar" um olhar de "a sua companheira." A atitude típica de certas formas mentais de agir do passado. Como os dois jovens, eu tinha notado, e falavam uns com os outros, fazendo uma pausa para admirar a menina, enquanto o casal estava passando diante deles.


Mais normal do que  legítimo, eu diria. Basta dar uma olhada de reconhecimento  no mais leal leal no sentido de quando se  olha para uma pessoa bonita nos olhos que contêm uma apreciação em silêncio, nada mais.



Pensei que passaram ou passaram por essa fase de reação e arrogância ou "musculatura" ridículo, mas perigoso, apenas por um olhar, mesmo que o registro deste meu país tem relatado várias vezes fatos semelhantes que, em seguida, terminou mal.



Então eu digo, mesmo eles sendo  tão jovens, eles já são tão antigos? O jovem se torna "macho", considerando-se a titular com o direito de propriedade e da mulher, tanto quanto as gerações anteriores, influenciando o início de uma liberdade individual limitada? Uma análise simples, que pode ser a razão para esta reacção? Que tipo de cultura você pertence para reagir assim?



Então, estamos surpresos do massacre de mulheres que continua aqui na Itália, como nestes dias. Nos dias de hoje, além de matar mais mulheres, chegaram a um acidificarne! Como nos países "ocidentais" que consideram o  mundo inferior ou primitivo ou terceiro mundo. Nós "ocidentais" acidificados em matar mulheres para o" amor ", porque nós as amamos tanto, mas tanto para matá-las ou machucá-las.



Nós, no Ocidente, tão moderno, tão evoluído, mas ainda assim com a mentepopular. Onde está a loucura? Por que ainda consideram o corpo deformado, pensamento de uma mulher só como propriedade e não uma pessoa? Estamos maravilhados de certos fatos, em alguns países islâmicos, e então nós, cristãos (?) Então agimos e temos essa visão da mulher? Homem - do sexo masculino, incapaz de ser uma pessoa madura, talvez?



É, talvez, um abominável primitivo em forma humana?A estrada é muito longa, mesmo que ainda não tenham entendido que para amar e respeitar não precisa ser morto.


 E um olhar não é desrespeito, mas é desrespeitoso considerar a mulher, que é uma pessoa, como uma propriedade do "homem e mantê-la decidir por ela, segurando-a como um troféu, negando o direito de sua liberdade e auto-determinação.Um pequeno fato que se esconde algo que poderia estar muito muito longe de estar certo.


Texto de: ROBERTO ROSSI
Poeta e Pintor
Traduzido por: JUSSARA SARTORI

Nenhum comentário:

Postar um comentário