sexta-feira, 12 de abril de 2013

UMA MENINA ESTUPRADA... UMA SIMPLES MENINA...

Há assuntos que eu não tenho muita vontade de abordar, seja por total desconhecimento ou por falta de tempo, mas eles não me deixam em paz, porque estão sendo discutidíssimos. O da noite de autógrafos do diretor teatral Gerald Thomas, quando ele atacou a repórter do Pânico Nicole Bahls, é uma delas. Ontem acompanhei de longe as notícias que pipocaram sobre o caso, li dois posts muito bons (um da Nádia, outro do Doni), e espiei a página no Facebook de Gerald, em que ele se orgulha do que fez.
Gerald Thomas é um nome muito mais conhecido pra mim que Nicole Bahls (já ouvi falar de Panicats, mas nunca soube o nome específico de uma). Devo ter visto uns cinco programas do Pânico na vida, na época em que ele tentava fazer outra figura intragável, o Clodovil, vestir as sandálias da humildade. Já Gerald, não lembro de ter visto alguma peça dele, mas ele está sempre em evidência. E o jeito que ele encontra para ser mais famoso que suas peças ou livros é dando entrevistas como esta pra TPM, em que primeiro ele convida a jornalista para ir a um motel, ela nega, e então ele decide tirar a roupa, e passa a conversa inteira enrolando um elástico em seu pênis.
Pelo jeito, Gerald adora mostrar e falar de seu pinto, que ele considera enorme."Tenho pau grande e decidi usá-lo [na prostituição em Nova York]", diz ele à repórter que teve que passar três horas vendo Gerald enrolar um elástico no pênis (que ele também mostrou na noite de autógrafos). Tem como não achar um cara tão egocêntrico, tão falocêntrico, um completo babaca?
Da Nicole eu não sei nada, além de que ela tem "corpo moldado de Panicat" e que, no lançamento do livro, estava voltando ao Pânico e talvez fazendo sua estreia como repórter. Imagino que seja uma promoção ir de Panicat pra repórter, não sei. Na noite de quarta, depois de ser agarrada por Gerald, ela escreveu no Twitter: "Primeiro dia de gravação... Feliz. Agora em casa descansando. Beijo a todos e obrigada pelo apoio. Amo vocês". Depois, ela tuitou: "Fiquei muito triste com isso”. E agradeceu a um fã: “Obrigada de coração. Amanhã é outro dia. Vai passar.”
Mesmo a matéria com o pior enfoque descreveu Nicole como "visivelmente sem graça e constrangida". Mas teve gente (os típicos comentadores dos grandes portais, com sua imbatível média de cinco preconceitos por frase) que fez um julgamento através das fotos, e concluiu que Nicole estava rindo, sorrindo, "não reagiu" (milhões de vítimas não conseguem reagir, e nem por isso são menos vítimas), "estava gostando" (clichê clássico usado pra culpar vítimas de estupro, por sinal). 
E, claro, que ela "está acostumada", que ela usa anabolizantes (qual a ligação entre "usar anabolizantes" e "enfiar a mão sob o vestido"? Ah, é uma referência transfóbica! Gerald queria ver se ela tinha pênis, é isso?),  que o vestido era curto (o velho "o que ela estava vestindo?"), que ela seria p*ta -- e aí tá liberado por a mão, porque ela é uma mulher pública (bem diferente, lógico, de homem público). Isso me lembra os playboys marombados que espacaram uma empregada nas ruas do Rio e, ao serem presos, se desculparam, porque pensaram que ela era prostituta. Isso me lembra a galera justificando o assassinato de Eliza Samúdio, porque ela fazia filmes pornôs.
Outra justificativa, esta adotada pelo próprio Gerald ("só eles que podem nos estuprar?"), é que o Pânico é um programa invasivo que está sempre constrangendo seus entrevistados. Gerald só teria dado o troco. Numa de suas declarações, ele disse: "Meti a mão na menina. E tudo termina nos panos quentes, CPI que acaba em pizza, como todas as coisas no Brasil, esse paisinho de quarto mundo, Corsa que quer ser Mercedes". Nada mais previsível que um homem rico com nome e sobrenome inglês atacar o país em que vive e desafiar a justiça. É um desafio, certo? Ele parece querer ser punido, sabendo, de antemão, que não será punido.
Óbvio que um programinha baixo da TV aberta não vai querer punição nenhuma. O próprio diretor do Pânico já afirmou que "foi uma brincadeira do Gerald. Não foi uma agressão". Um dos humoristas veio pra somar: "As pessoas têm o direito de fazer o que quiserem, porque nós também brincamos com elas". Pois é, "brincar" com a vagina alheia é refresco. Porém, como lembrou uma leitora, quando Netinho deu um soco no Vesgo, o Pânico não achou aquilo tão divertido. Por que dar soco é agressão, e agarrar e enfiar a mão é brincadeira?
As últimas declarações de Nicole, dizendo que não pensa em entrar com ação formal contra Gerald, são ambíguas. Disse ela: "Me desacostumei com esse tipo de humor. Cheguei em casa e fiquei abalada, constrangida. Mas depois, pensei um pouco e acho que faz parte do personagem. É uma oportunidade que estou tendo de voltar e isso faz parte do programa. Tenho que começar a separar o personagem da vida real", acrescentando que o ocorrido "é horrível. Para uma mulher, mais ainda"
Em nome da "oportunidade" de voltar ao trabalho, Nicole aceitará o que se passou. E, para não sofrer com este e os futuros abusos, se verá como uma personagem. É o que o Pânico quer que acreditemos também -- que ninguém enfiou a mão sem consentimento sob o vestido de uma pessoa, mas de uma personagem, parte de um jogo, uma brincadeira. 

Nicole também encontrou outras formas de descartar a importância do assunto: "Acho que ele é gay assumido. Se fosse homem, com outra intenção... Mas era uma brincadeira. Se fosse um homem, talvez fosse mais agressivo". Não sei se é um jeito de revidar, questionando a masculinidade de Gerald ("se fosse homem"), e sua orientação sexual (na realidade, Gerald já foi casado com cinco mulheres, entre elas Bete Coelho e Fernanda Torres).
O fato é que Gerald não está nem aí. Ele escreveu hoje em seu blog (tudo sic): "Vem uma menina, de (praticamente) bunda de fora, salto alto de 'fuck me', seios a mostra, dentro de um contexto chamado PANICO e eu (que não deixo me intimidar e gosto desse pessoal) entro no jogo e viro as cartas – e os intimido ! (que nada! Brincadeira também!)". Pois é, Gerald assina embaixo do que é dito pros casos de estupro - ela queria, viram como estava vestida? estupro estupro -- ela queria,
 E mais. Ele conta que a função da classe teatral (em que ele engloba o Pânico) é apontar as nossas falhas. E o que esse ser tão iluminado tem a nos ensinar? Segundo ele:
Traduzindo, Thomas diz que, se Nicole se apresenta como um objeto, ela deve ser tratada como tal. Ele segue com uma contradição, e finaliza dizendo que Nicole adorou o que ele fez.
Gerald continua achando tudo engraçado, e critica os moralistas, os caretas. Só que nada é mais careta e ultrapassado que ser machista. Gerald Thomas é só mais uma relíquia posando de moderninho.Compartilhar: Labels: living la vida Lola, violência.
Postado por: JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetsa & Freelancer 


 UN PICCOLO COMENTO


Il mondo ha vissuto in perfetta simmetria, la pace, la comprensione totale, tra uomini e donne. Questa sarebbe una logica e non una teoria della parità, UGUAGLIANZA cioè tra uomini, donne e bambini, perché anche loro sono vittime della mente strappati, marcio, enigmatico. vile. goffi e selvaggia "uomini".

 Dio ha creato sia per l'amore, si godono la loro felicità, se lo desiderano, vivere con pocriarem ponderazione e di fornire la migliore istruzione e educato i loro figli. Ma per quanto riguarda gli uomini grigi, il tuo ego?

 Non sto cercando di generalizzare tutto, ma ho vissuto questo inferno, sanno vivere camminando sul filo del rasoio senza un ballerino circo. E 'sempre in preda al panico, senza attendere cosa accadrà nei secondi successivi, soprattutto se il vostro marito, compagno o fidanzato è un alcolizzato e aveva visto un demone nel suo stato di ubriachezza.

 Pesquizo molto della mente maschile, senza mai avvicinarsi a quello che innesca la perfezione che il "Grande Signore" li ha creati. L'diavolo potrebbe intervenire anche in paradiso, come hanno cercato di ingannare Gesù spesso mentre meditava sul Monte degli Ulivi?

 Mentre le donne è rimasta docile, sottomesso, tranquillo, con il dono meraviglioso di donare ad un tutto, per guarire le ferite di coloro che li circondano, il cervello maschile degenerata completamente. Sono veri e propri "Cavemen", "gli uomini di Neanderthal," grottesco, che le donne estrupam, li torturano fisicamente ed emotivamente (violentare le proprie figlie e di altri innocenti che si possono mettere nelle mani: sono pedofili che abusano di bambini pura, senza malvagità, creato con amore e affetto).

 Quando ho letto o sentito casi sofferto troppo, sentire lo stesso dolore della sofferenza. E 'orribile! Voi donne devono aiutare se stessi. Cerchiamo, in qualche modo, di dare loro conforto morale, avvertirli da segnalare.

 So che il problema è un po 'sconcertante, perché l'uomo non ha bisogno di essere brutto essere vecchi, giovani o più esperti, hanno ancora vita distruggere quelle donne leader nel parlare dolce, dicendo che li amano, sono sempre al loro interno, anche vivere su un altro pianeta. Combattiamo, i miei amici?

 Siamo contro tutti gli uomini del mondo ... Ci sono la maggioranza e sfruttare. Uniamo le mani? La lotta è brutto e ingiusto, ma siamo in una battaglia e siamo in grado e abbiamo molte possibilità di vincere la guerra.

TRADUZIONE:
UM PEQUENO COMENTÁRIO

 O mundo não tem vivido em perfeita simetria, paz, entendimento total, entre homens e mulheres. Essa seria uma lógica e não uma teoria de PARITARIO, ou seja, IGUALDADE entre homens, mulheres e crianças; porque elas também são vítimas da mente dilacerada, podre, enigmática. vil. torpe e selvagem dos "homens".

 Deus criou a ambos para se amarem, se deleitarem com sua felicidade, se entenderem, viverem com ponderação, pocriarem e dar a mais fina e culta educação aos seus filhos. Mas o que aconteceu com a massa cinzenta dos homens, o seu ego?

 Não estou querendo generalizar tudo, mas eu, que já passei por esse inferno; sei como é viver andando na corda bamba sem ser bailarina de circo. É estar sempre em pânico sem esperar o que irá acontecer nos próximos segundos, principalmente se seu marido, companheiro ou namorado é alcoólatra e vira um demônio no seu estado  alcoolizado.

 Pesquiso muito sobre a mente masculina, sem nunca chegar perto sobre o que detona a perfeição que o "Grande Senhor" os criou. Será que o demônio conseguiu intervir mesmo no paraíso, já que tentou enganar Jesus, muitas vezes, quando ele meditava no Monte das Oliveiras?

 Enquanto as mulheres continuaram dóceis, submissas, serenas, com o maravilhoso dom de doarem-se por inteiras, sanar às feridas dos que as rodeiam, o cérebro masculino degenerou por completo.

 São uns verdadeiros "homens das cavernas", "homens neandertal", grotescos, que estrupam mulheres, torturam-nas fisicamente e emocionalmente (estupram suas próprias filhas e outras inocentes que eles conseguem colocar às mãos; são pedófilos, abusam de meninos puros, sem maldade, criados com todo amor e carinho).

 Quando leio ou escuto casos sofridos demais, sinto a mesma dor das que sofrem. É horrível! Vocês, mulheres, têm que ajudar a si mesmas. Tentamos, de alguma forma, lhes dar conforto moral, alertá-las para denunciar. Sei que o problema é um tanto enigmático pois o homem para ser mau não precisa ter idade; seja jovem ou mais vivido; eles destroçam vidas

 Ainda tem aqueles que levam às mulheres na conversa doce, dizendo que as amam, que estão sempre dentro delas, mesmo morando em outro planeta. Vamos lutar, minhas amigas? Somos nós contra todos os homens do mundo... Estamos em maioria e levamos vantagem. Vamos dar as mãos? A luta é feia e desleal; mas estamos numa batalha e podemos e temos muita chance de ganhar a guerra.

De JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelancer
Scrittrice, Poetessa & Freelancer



Nenhum comentário:

Postar um comentário