segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UM ACONTECIMENTO HEDIONDO QUE ESTÁ SE TORNANDO MUNDIAL

Hoje em dia é revoltante e vergonhoso o macho nascer do sexo feminino pois, o homem, esse ser que poderia ser quase perfeito, pois foi criadoà semelhança de DEUS, está regredindo, vergonhosamente, no tempo (está voltando a ser selvagem novamente, como a milhares de anos).

Chego mesmo a visualizar uma cena de um homem Neandertal arrastando sua companheira pelos cabelos, perante a todo seu grupo.

Gostaria que todas as mulheres tivessem a mesma coragem, de dar meu testemunho de algumas coisas que eu e meus filhos já vivenciamos. Já levamos bofetadas fortíssimas (de ficar a mão no rosto de alguém), vasos sanguíneos arreabentados por tiro ao alvo de chinelos pesados, apanhamos, fui chutada, roubada...

Tudo isso por causa de um desequíbrio psíquico e alcoólico. Esse homem inteligente e graduado perdia toda a noção do bom senso quando estava alcoolizado ou se alguma coisa não lhe agradasse. Fui corajosa e covarde ao mesmo tempo.

Certa vez tive a coragem de procurar um advogado da Vara de Família e ele me instruiu a procurar à "Delegacia de Mulheres". Intimaram-no também a depor, deixando-o possesso, com os olhos estfados, parecendo um louco. Pensei que fosse me esganar, mas ele foi se esconder atrás da mamãe e de seus irmãos que, para ele, eram - e são ainda - a sua única e verdadeira família.

Ele teve a prisão decretada mas fui covarde: - Ao olhar para o seu rosto vermelho, lívido, olhos esbugalhados, pensei no que  nos faria quando saísse da prisão. Tive medo e sustei a denuncia, o que foi um erro muito grande porque ele ficou com o temperamento ainda pior e colocou toda a sua família contra mim.

Graças a DEUS hoje estou separada mas o covarde continua o mesmo monstro horripilante. É por isso que vivo lendo artigos de mulheres injustiçadas e que não têm coragem de reagir, por vergonha, por medo, pela posição social que ocupam dentro de um aglomerado ultrapassado, chamado "sociedade" (tudo isso influi na decisão da mulher).

Um caso muito triste é o de uma mulher americana, chamada Zina Haughton, e que mexeu muito com meus sentimentos. Ela e dois amigos foram baleados e mortos pelo marido dela, Hadcliff Haughton. 

O que me deixa consternada é que dois dias antes de sua morte ela havia dito a um juíz, no tribunal local do divórcio que estava com medo do marido e que não queria morrer.

A violência doméstica vem crescendo de modo assustador e que faço questão, aqui no meu espaço, de onde procuro enxergar tanta degradação humana; e deixo "um sinal de alerta" à todas as mulheres que sofrem violência doméstica pensarem um pouco mais em si mesmas, em seus filhos e no que poderá lhes acontecer amanhã.

Sei que a dor da humilhação que as acompanha é terrível, pois já passei por isso e sei como é . Constata-se que que para cada cinco mulheres que recebem um beijo por dia do marido, pelo menos uma precisará de cuidados médicos de emergência, vítima de violência doméstica nas mãos de um confiável amante companheiro.

Aviolência doméstica praticamente sempre começa e termina com a participação da mídia, que encoraja com notícias ridiculamente falsas, insinuantes, para estimular o agressor e assim sendo, eles se tornam mais hediondos, mais possessivos, "mais bichos" e, na sua intransigência mata cônjuge/parceira. Por que tanta violência contra a mulher?

Em cada pedacinho do mundo, principalmente no Brasil, Líbano, Itália, Estados Unidos, Paquistão, Afeganistão, Índia etc., há sinais preocupantes da violência, do abuso doméstico, que são marcantes, visíveis e degradantes. Tudo isso vem acompanhado de um SILÊNCIO penoso e um medo mesclado de pavor e interrogação.

A violência doméstica é um fenômeno anti-social, anti-humano, anti-estrutural mundial, que destrói a dignidade e se não parou no tempo, destroi vidas.

Essa violência utilizada por parceiros íntimos de abusos, maus-tratos, a violência doméstica é uma doença evitável de saúde pública que afeta a vida de dezenas de milhões (principalmente de mulheres) em todos os segmentos (de cima para baixo) do sócio-econômico de grupos/comunidades..

Na comparação entre gêneros, o FBI liberou um relatóri compliado de dados coletados de violência doméstica que estimaram que uma mulher nos Estados Unidos é espancada a cada quinze segundos. Os violentadores possuem muitas faces (tipo Caras & Máscaras, cujo tema já introduzi em uma outra página).

A violência doméstica tem muitas faces por parceiro íntimo: - A violência física > é o uso intencional da força física, com o potencial de causar morte, incapacidade.
 
 Violência Doméstica e Crianças Encolhida nas sombras escuras e profundas de violência doméstica são filhos da vítima que vivem com o horror de ver um pai abusou.
Viver no ambiente de uma doméstico violento cria psicológicos "cicatrizes" em uma criança que pode durar um tempo de vida, criando em sua manifestação mais feio um comportamento negativo, aprendeu que pode continuar bem na vida da criança adulta. Criando um ciclo de abuso que é difícil de quebrar.
É importante lembrar que uma doméstico violenta é uma família disfuncional em "fio da navalha" The.
Crianças que são expostas ao IPV são mais retraído e dificuldade experiência relacionar e interagir com outras crianças.
Receber uma dose saudável de amor e aconselhamento profissional, juntamente com ter uma quantidade excepcional de auto-amor e confiança são os ingredientes essenciais necessárias para ajudar a criança a escapar dos limites de sua auto-malha "casulo". É o "casulo" que a criança retira para quando a raiva dentro de casa é detectado.
Nacionalmente, 50% de todas as mulheres sem-abrigo e as crianças estão nas ruas por causa da violência no lar e até mesmo "casulo mais segura" o inventado na mente de uma criança não vai mantê-los quentes e secos, quando as ruas e prédios abandonados, sem escolha se torna sua "casa".
As crianças que estão expostos e se tornam vítimas de IPV estão em maior risco de se tornar viciado em drogas e álcool e como adultos estão em maior risco de entrar em seus próprios relacionamentos abusivos.
As Muitas Faces de violência por parceiro íntimo
  • A violência física é o uso intencional da força física com o potencial de causar morte, incapacidade, lesão, dano ou. Violência física inclui, mas não se limitando a, arranhando; empurrando; empurrando; jogando; agarrando; morder; asfixia; tremendo; tapa; perfuração; queima, o uso de uma arma e uso de restrições ou o corpo, tamanho ou força contra outra pessoa.
  • A violência sexual é dividida em três categorias: 1) uso da força física para obrigar uma pessoa a se envolver em um ato sexual contra a sua vontade, se o ato for concluído, 2) tentaram ou concluído ato sexual envolvendo uma pessoa que é incapaz de compreender a natureza ou condição do ato, para recusar a participação, ou de comunicar falta de vontade de se envolver no ato sexual, por exemplo, por motivo de doença, deficiência ou a influência de álcool ou outras drogas, ou por causa de intimidação ou pressão; e 3) abusiva contato sexual.
  • Ameaças de palavras violência física ou sexual de uso, gestos, ou armas para comunicar a intenção de causar morte, incapacidade, lesões ou danos físicos.
  • A violência psicológica / emocional envolve trauma para a vítima causadas por actos, ameaças de atos, ou táticas coercitivas. Psicológico / emocional abuso podem incluir, mas não limitado a, a vítima humilhante, controlando o que a vítima pode e não pode fazer, ocultando informações da vítima, deliberadamente fazer algo para que a vítima se sentir diminuído ou constrangido, isolando a vítima de amigos e família, e negando o acesso vítima de dinheiro ou outros recursos básicos. É considerado psicológico / emocional violência quando houve violência física ou sexual antes ou ameaça anterior de violência física ou sexual. Além disso, é muitas vezes perseguição incluídos entre os tipos de IPV. Stalking geralmente se refere a "assédio ou comportamento ameaçador que um indivíduo se engaja em várias vezes, como na sequência de uma pessoa, aparecendo na casa de uma pessoa ou local de trabalho, fazendo assédio telefonemas, deixando mensagens escritas ou objetos, ou propriedade vandalização de uma pessoa" ( Tjaden & Thoennes 1998).
O que desencadeia a violência?
Uma combinação de fatores individuais, comunitários, relacional, social e contribuir para o risco de se tornar uma vítima ou agressor IPV. Entender esses fatores multinível pode ajudar a identificar diversas oportunidades de prevenção.
Fatores de risco individuais
  • Baixa auto-estima
  • Baixa renda
  • Desempenho acadêmico baixo
  • Idade jovem
  • Comportamento agressivo ou delinqüente na juventude
  • Pesado de álcool e uso de drogas
  • Depressão
  • Raiva e hostilidade
  • Traços de personalidade anti-social
  • Traços de personalidade borderline
  • História prévia de estar fisicamente abusivo
  • Tendo poucos amigos e estar isolado das outras pessoas
  • Desemprego
  • A dependência emocional e insegurança
  • A crença nos papéis de gênero rígidas (dominância, por exemplo, do sexo masculino e de agressão em relacionamentos)
  • Desejo de poder e controle nos relacionamentos
  • Perpetrar agressão psicológica
  • Ser vítima de abuso físico ou psicológico (consistentemente um dos mais fortes preditores de perpetração)
  • História de experimentar pais pobre como uma criança
  • História de experimentar disciplina física como uma criança
Fatores de relacionamento
  • Civil por conflitos, as tensões, lutas e lutas de outros
  • Estado civil-instabilidade divórcios ou separações
  • Domínio e controlo da relação de um sobre o outro parceiro
  • Estresse econômico
  • Insalubres relações familiares e interações
Fatores comunitários
  • A pobreza e os fatores associados (por exemplo, a superlotação)
  • Falta de capital social baixa de instituições, relações e normas que moldam as interações sociais de uma comunidade
  • Fracas sanções da comunidade contra a violência (por exemplo, falta de vontade dos vizinhos para intervir em situações onde eles presenciam a violência)
Fatores sociais
  • Normas tradicionais de gênero (por exemplo, as mulheres devem ficar em casa, não entra força de trabalho, e ser submisso; homens sustentar a família e tomar as decisões) 
ANGE
Postado por JUSSARA SARTORI
 
* Alguns fatos extraídos de um texto de Gregory B.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário