quinta-feira, 13 de março de 2014

MISOGAMIA


Tudo começou tão simples em minha vida.... Era um daqueles momentos que se vive acima da realidade, em que você consegue pegar uma estrela com as mãos e encostá-la no seu próprio coração para o aquecer um pouco do gelo de "estar só"...Colher uma flor, no prado florido de milhões de cores e espécies, acariciá-la, aspirá-la e coloca atrás de uma orelha, para esperar seu príncipe, que chegará montado em um lindo corcel branco. é assim que sonhamos na pré-adolescência....

.... E, quando caminhamos para o futuro, encontrando um femicida, montado em um dragão, soltando fogo pelas suas sete cabeças, queimando nossos sonhos, nossas fantasias de ser princesas plebeias (aquelas que, apesar de não pertencer à realeza, têm todos os seus sonhos realizados, todos os seus pensamentos adivinhados e todos os seus pequenos gestos decifrados, como um difícil enígma, e concedidos, como se você pertencesse, deveras à realeza. Esse homem ideal e perfeito eu só conheço um, que é "meu pai". Mamãe foi a única a ter um esposo carimbado com tal simbologia real. Minha mãezinha está com um pouco de tristeza, um pouco debilitada... 
 
Mas o príncipe papai está lá, segurando seu cetro com o maior amor e paciência do mundo... Isto, sim, é um verdadeiro homem - e mamãe foi a única no mundo privilegiada com amor integral, amor total, "amor perfeito". Vivi minha pré-adolescência sonhando com os deleites da vida, da natureza, sem deixar de ser romance um só minuto (sonhava 24 horas, com a pureza de um anjo, com a inocência de um bebezinho). Enfim, conheci as pessoas adultas (vazias, fúteis, sem ideais, inimigas de si mesmas, egocêntricas, narcisistas, hipócritas, homens femicidas, comedores de almas e corações femininos, cheios de pureza e esperança e muita felicidade)
 
 O que conheci? Um monstro femicida, que destruiu meus sonhos de criança, e adolescente sonhadora, de mulher que só deseja ama e ser amada, de transformar sua vida num imenso prado de flores, onde pudesse correr até ficar sem fôlego, com as faces vermelhas de tanta emoção transbordando ou, fechar os olhos e correr entre os pinheirais de Piemonte (iguais aos românticos pinheirais de Arequipa, com uma casinha amarela bem centrada; uma paisagem de sonho que captei em várias fotos), até chegar à casa aconchegante e quentinha. 
 
Mas o príncipe dessa ilusão virtual, agora, me fez ficar sofrendo de monogamia ( sou agora uma misógina e não quero ver ninguém, principalmente homens covardes que, mesmo sendo virtuais, não existindo, lhe fazem sofrer com mentiras, falsas promessas.... Fazendo com você viva pelo avesso, com palavras doces e de uma covardia infinita; dessas que conseguem congelar um demônio) Eu pensei que a felicidade fosse tão fácil, palpável...Com tantos problemas a sufocar minha existência, fazendo do meu interior uma imensa biblioteca de arquivos acumulados, empilhados, uns sobre os outros, como em uma mesa de um juiz, que nem se preocupa em dar um pouco de alento a quem sofre. Mas já não me importo em não ter com quem falar; meu único amigo tem sido meu psicoterapeuta, que me chama de "princesa" e levanta minha autoestima lá no espaço celeste....
 
 Os homens À primeira vista, ele é muito educado, gentil; e, em geral, considerado um gentleman. Tem muita facilidade em conquistar a mulher por quem está interessado, pois age e maneira extremamente amorosa, o que o torna quase irresistível. Sua atitude demonstra um paixão e uma dedicação tão intensos que, com o decorrer do tempo, fica cada vez mais difícil para a mulher estabelecer limites seguros e ser capaz de atribuir-lhe quaisquer responsabilidades na eventual geração de conflitos ou turbulências no relacionamento.
 
 Na verdade, estabelece-se um contrato tácito (sem palavras, mas compreendido por ambos), no qual o homem vai, perceptivelmente avançando nos limites, a fim de tomar pé de até onde pode ir com seu estilo manipulador e altamente controlador. A mulher, por sua vez, a fim de "preservar" a relação", tenta ser boa todo o tempo e evita confrontá-lo. Com isso, evidentemente, o relacionamento fica assimétrico e ela, naturalmente, fragiliza-se cada vez mais.Esse controle do misógino vai avançando de tal maneira que chega a alcançar as áreas financeira e íntima, prejudicando a sexualidade do casal. Ainda que a mulher faça tudo para evitar desentendimentos, ele acaba sempre convencendo-a de que ela sempre está errada.
 
 Com o tempo, ela passa a medir cada palavra que pronuncia, uma vez que, confusa e cada vez mais perplexa, teme que tudo “desmorone” de uma hora para outra. À essa altura, ela já está irreconhecível e a sua autoestima se encontra totalmente minada. Torna-se difícil tomar qualquer atitude, uma vez que o homem utiliza argumentos que lhe soam tão lógicos para o bem da relação, que ela passa a chafurdar-se num mar de lodo emocional. A única coisa que ele deseja é sentir que ela lhe dê mostras de seu amor incondicional por ele, através de muita compreensão e do atendimento de suas mínimas necessidades, sem demonstrar qualquer tipo de aborrecimento. Algumas vezes, ele estoura e, em seguida se arrepende, voltando a ser o homem maravilhoso do princípio...até que novo estouro aconteça. 
 
Vale ressaltar que, a despeito dessa descrição avassaladora da atitude de um misógino, ele está totalmente inconsciente dela e sequer tem noção da dor que sua atitude produz no outro. Seu comportamento é, na verdade, um subproduto de sua história de vida na família de origem, que lhe causou um sofrimento psicológico, o qual não pôde ser evitado. Geralmente, ele é oriundo de um relacionamento conturbado entre seus pais, com o qual aprendeu que oprimir a mulher é a única maneira de controlá-la. Como adulto, ele “atualiza” a vivência sofrida no passado, buscando desesperadamente ser amado, ainda que de uma maneira totalmente deturpada. Pode ter acontecido que este homem passou por mais de uma relação amorosa na qual ele foi alvo de situações humilhantes e constrangedoras, vindas de suas ex-amadas. Essas situações do passado podem salientar ainda mais o problema. 
 
Já em relação à mulher que tende a relacionar-se com um misógino; o mais provável é que ela tenha sido infantilizada pela sua família pregressa e, por essa razão, tenta encontrar no parceiro, suporte, apoio e amor, como forma de compensação. Assim sendo, embora pareça que o misógino seja o carrasco e a mulher seja a vítima, a verdade é que existe um conluio entre eles. De uma forma doentia, precisam um do outro. A solução para esse problema é um dos dois sair do círculo vicioso e começar a agir de uma maneira nova. Geralmente, quando isso acontece, existem três possibilidades:

1. A mulher mantém-se submissa, para conservar consigo o seu homem.
2. Ela prefere separar-se dele.
3. Ela decide investir numa nova relação com o mesmo homem.

As que optam pela última opção terão que elaborar a reconstrução de sua autoestima, estabelecer limites claros, ser firmes perante o parceiro e assumir o seu lugar dentro da relação. Para isso, com toda probabilidade, elas necessitarão de ajuda terapêutica. O resultado dessa atitude provocará uma solução do problema que provavelmente será: ou o seu misógino desistirá de ser o algoz para ficar a seu lado, ou desistirá da relação. De qualquer forma, ela terá conquistado o resgate de sua autoestima .São ardilosos porque são pescadores de presas fáceis e sabem com jogar sua rede. Foi assim que me aconteceu nas duas vezes que me relacionei.
 
A primeira eu sofria "violência doméstica, emocional, psicológica" e quase morri por causa disso e, com o pouco de força que me restava, consegui fugir com o pouco de força e coragem que ainda me restavam. Meu amor de verdade? Não existe (mora dentro da telinha do meu computador)! Sempre digo a mim mesma: - Cresça, não sonhe.... Viva a realidade por mais perversa que ela seja... Continue procurando ajudar, incentivar às mulheres que precisam de uma palavra sua de conforto, mesmo que fiquem sossegadas onde estão e finjam que não leu esta reportagem, para servir de reprise quando sua vida estiver em uma crise deplorável e você se sentir ameaça.
 
 Nunca acredite em palavras bonitas, bouquet de rosas, caixas de bombons e palavras melosa. Nesta Semana Internacional da mulher, pense, repense, não sofra e não chore. Estarei sempre aqui para qualquer tipo de conselho e de uma palavra amiga. Pense como eu falo, mas não viva como eu vivo... Não jogue sua felicidade no esgoto! "Feliz Semana Internacional da Mulher" Um beijo do meu coração para todas as mulheres do mundo.
 
 
DEDICO ESSA REPORTAGEM A TODAS ÀS MULHERES DO MUNDO E, MAIS UMA VEZ, LHES DESEJO: - "FELIZ SEMANA DA MULHER". QUE O ANO TODO SEJA "O NOSSO DIA",
POIS NÓS SABEMOS PENSAR E FAZER....
 
 
 
JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelance
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário