quarta-feira, 1 de outubro de 2014

POVOS QUE SE ENCONTRAM: - UMA ESPERANÇA PARA UM MUNDO NOVO

No belo cenário do Parco da Favorita em Valdagno (VI), ontem (28 - 9-2014) no período da tarde foi realizado o Festival das Nações, aquecida por um sol agradável de verão. Diferentes culturas se uniram em uma profusão de cores, danças étnicas, expressões idiomáticas maravilhosos, cozinha étnica, artesanato e alegria evidente e paz entre os povos. 
 
 
Ele abriu o festival um jovem e talentoso violinista lituano que junto com dois compatriotas outras senhoras, usava um xale sobre os ombros, cada um com uma cor de sua bandeira, acolhendo. Muitas pessoas contribuíram para o presente encontro realmente para dar uma sensação de multiculturalismo que, em seguida, esta é a Itália, bem como em vários outros países europeus. Uma atitude positiva, muitas vezes não é reconhecido pelo monótona e fechada.
 
 
  Eu tive a honra e o privilégio de ser convidado como um mediador cultural pelo poeta Marina Grulovic, da Associação dos Imigrantes de Vicenza, organizador, juntamente com outros mediadores culturais da festa. Festival promovido pela Política Social da Cidade de Vadagno.
 
 
 
Emocionante, após as belas e fascinantes danças étnicas, foi para participar da leitura de alguns dos meus poemas a partir dos mesmos mediadores culturais, que juntos se revezavam no palco, a leitura de alguns versos de cada participante, juntamente com a interpretação de textos, percebendo sua paixão, sua sensação do conteúdo contido nas palavras lidas. 
 
 
 Um momento muito emocionante ver aqueles rostos, de várias partes do mundo, apaixonadamente ler essas palavras escritas por mim. Aqueles conteúdo de diversas maneiras falou de sua própria, as suas esperanças, as suas emoções, suas dificuldades, suas trajetórias de vida, de seus sonhos.
 
 
 
Foi um verdadeiro presente, o que eu fiz e agradeço-lhes com todo o meu coração para esta interpretação de lótus. Em seguida, ir para o conteúdo do festival, espero que possamos repetir, sendo um meio que pode unir e não dividir as pessoas. A arte e a cultura, e quem crê em estes especificidade humana, são pontes que unem e não dividir, por isso devemos nos voltar para seu conteúdo extremamente positivo. 
 
 
 Eu não escondo as dificuldades reais que são, por um lado e, do outro, mas eu acredito que existem as dificuldades quando vamos fechar dentro de si; se em vez disso, sentar-se e sentar-se ao lado do outro, escutar e não apenas ouvir, tendo em conta que todos somos pessoas do mesmo nível, mesmo com culturas diferentes, então eu tenho certeza que você dificuldades cant, outros são eliminados. 
 
 
histórias humanas nessas pessoas, estes novos cidadãos que dramaticamente se assemelham muitos já experimentado pelos italianos um pouco 'de anos atrás. Isto não deve ser esquecido, mas sim, lembrado por compreender e entender essas pessoas que ainda amam a sua terra distante, mas também sabem amar este que os recebem. Próprio, para olhar em seus olhos, ouvir, aprender através deles, o mundo que nos rodeia.
 
 
  Enriquecimento cultural e que precisaríamos de muito. Em suma, uma festa muito legal e, pela minha parte, com as diferentes pessoas que eu pude conhecer e conversar, seja italiano ou não, eu ainda tinha, mas eu já sabia que, se queremos, mesmo que em diferentes culturas, há a base para uma verdadeira coexistência no respeito e compartilhada mútuo.
 
 
O poema publicado aqui, é um daqueles lido por mediadores culturais. Ainda um obedientes graças a eles.
 
 
 
Texto de:ROBERTO ROSSI
Escritor, Poeta e Pintor
Tradução de: JUSSARA SARTORI

Nenhum comentário:

Postar um comentário