sábado, 28 de junho de 2014

MUNDO...PARA QUE O QUERO...



Estou percebendo que a evolução do homem está regredindo, ao invés  emergir, evoluir culturalmente, serem mais cordatos, generosos, humanos...

O mês passado, no Sudão, uma jovem senhora, de 27 anos, Meriam Yehya Ibrahim. grávida, quase na hora de trazer ao mundo, mais um sofredor, porque quem nasce naquela região não tem liberdade (é escreva, serviçal de um homem, mas "nunca" esposa porque lá elas são usadas e não amadas, acariciadas...), foi presa, condenada a cem chibatadas e depois ser enforcada. O mundo inteiro se revoltou porque, em pleno século XXI ainda existem homem que são manipulados pela religião (nessa parte do mundo a cultura não existe por dar lugar a mediocridade e uma má formação religiosa...
 
 
 Nem digo cristã pois quem é capaz de adoras macacos, comer junto com ratos, devem  morar em cima de árvores ou no esgoto nojento) A verdade é que Meriam seria executada por ter se convertido ao cristianismo. Somos livres para escolhermos nossa religião, nossa profissão, nossos maridos... Mas lá não existe a lei da razão, da decência; quem nasce no Sudão, se é mulher, não vale o chão que pisa, não vale, absolutamente nada. É absurdamente vergonhoso, mas é assim  que as mulheres são tratadas. 
 
 
Deus criou tudo que existe no universo com tanta perfeição e beleza, e vem algunsa quadrúpedes (pois isso não é ser humano, é um crápula da pior espécie). E não sinto nem um pouco encabulada em tentar sempre civilizar os homens ou, pelo menos, pacificar. Não são culturas diferentes que modificam o comportamento humano e sim religiões, seitas inventadas por insanos que querem ganhar a vida sem lutar pelo seu pão de cada dia. Meriam deu a luz no cárcere, duas semanas após receber sua sentença.
 
 
 Uma corte de apelações invadiu o tribunal que a condenou e ela recebeu sua liberdade de volta, sem nenhuma explicação ou justificativa. Sua sentença provocou uma reação internacional de repulsa. Se todas as vezes que se espalhasse um boato  de tamanha perversidade o mundo se unisse e fosse a luta, suponho que, sobre a face da terra haveria menos monstros femicidas. Essa será uma questão que eu e Roberto, com toda certeza, debateremos por um bom tempo, sem sabermos se obteremos um resultado positivo. 
 
 
Problema com a cultura já descartei pois já tive experiência, por conta própria, que é fácil se adaptar, se adequar a uma outra cultura, que não a nossa. Todas elas tem um ponto falho mas, atrás de cada falha existe um homem por trás ( em algum canto, uma mulher inopinável) É justo? Graças a Deus deu tudo certo para a Meriam, mas nem todas têm a mesma sorte pois tem casos que são resolvidos na surdina, não se espalha pelo mundo.

No Brasil aconteceu várias "violências domésticas" que me deixou enojada, com o estômago revirando de asco de um médico cubano, que abusou sexualmente de quatro mulheres grávidas, em Luziânia, cidade goiana do entorno do Distrito Federal. A delegada que acompanha o caso, Dilamar de Castro, avalia que o profissional, integrante do Programa Mais Médicos, abusou da confiança das pacientes para praticar o crime.
 
 
 O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que está acompanhando o caso, que afastou o profissional das atividades e que está colaborando com as investigações. Assim que as denúncias vieram à tona, um processo administrativo também foi aberto. O pagamento da bolsa do profissional está suspenso, de acordo com o Ministério da Saúde, desde maio, quando as gestantes procuraram a Polícia Civil para denunciar o cubano. Além do médico acusado, outros 17 profissionais recrutados no Mais Médicos trabalham na cidade.
 
 
 Eu acho inadmissível dizer que o país não tem médicos suficientes para atender à população brasileira. O meu parecer é o seguinte: - O Brasil apenas serviu de rota para eles fugiram de Cuba, pois o regime adotado é escravidão mesmo. Lá não é só a mulher que tem sua vivência (nem digo liberdade, pois eles não a têm) a vigiada, o homem também tem o estalo de vida parecido.
 
 
 O Programa Mais Médicos abriu o caminho para os cubanos desertarem do país em que nasceu, pedir asilo político em outro país e... "Viva a Liberdade"... Se eu fosse continuar questionando barbaridades, creio que não pararia de escrever. Hoje em dia são poucos os homens que têm moral e decência para ocupar um lugar no mundo pois a maioria é corrupta, sem cultura, femicidas, desumanos.... Por isso que eu digo: - "Mundo... Para que o quero"....



Texto de: JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelance

Nenhum comentário:

Postar um comentário