quarta-feira, 24 de maio de 2017

INCOERÊNCIA TOTAL

Já faz algumas semanas que tenho procurado organizar minhas ideias, a respeito do esgoto ao ar livre que invadiu Brasília, mas é muita sujeira para o meu cérebro encabeçar um início de quando foi que tudo começou. Na minha pequena opinião sempre foi assim desde que o país foi descoberto. Como li em uma charge, vamos cobri-lo de novo para que não morramos de vergonha perante o mundo.

Encabeçamos todas às primeiras partes de jornais de vários países opinando sobre esta vergonha presidencial e outras mais. O país atualmente vive uma crise financeira. Podemos ter sinais de uma importante retração econômica a partir de indicadores como a queda do PIB, queda do superávit primário, aumento do desemprego, dentre outros fatores. Reflita sobre a situação do país e escreva um texto argumentativo sobre suas principais questões.

O ano de 2015 tem sido marcado por uma grave crise econômica no Brasil. Atualmente, a economia está em uma situação delicada, tendo previsões de queda no PIB, aumento do desemprego, elevação do preço do dólar e cancelamento do FIES. Diante desse cenário negativo, o governo busca medidas para amenizar a situação atual, mas a percepção geral é de desconfiança e de enorme insatisfação com o Estado Federal.

Frequentemente, o noticiário informa que há manifestações no país contrárias ao governo. Isso ocorre porque milhões de pessoas têm percebido uma diminuição no seu poder de consumo, tanto em virtude do enorme aumento da inflação, quanto por causa da diminuição dos salários. Em São Paulo, por exemplo, grandes montadoras de veículos reduziram em até 20% a folha salarial de seus funcionários para que eles não fossem demitidos.

Além disso, a descrença no setor público motiva a desconfiança existente na população. Em razão de tantos crimes de corrupção nas estatais, o cidadão médio passou a perder confiança nas instituições públicas. A Petrobras, por exemplo, outrora uma empresa respeitada pelos brasileiros, agora é vista por muitos como um antro de corruptos, que não respeitam a pátria. Por causa dos rombos em suas contas, a maior petrolífera do Brasil perdeu mais de 60% em valor de mercado, em apenas 1 ano.

Agora, após o dólar atingir o maior patamar em 12 anos, na casa dos R$ 3,74, e de programas essenciais ao desenvolvimento de um país, como o FIES serem cortados, o governo propõe ajustes abusivos na economia, como o aumento dos impostos sobre produtos de informática e a volta da CPMF, um verdadeiro retrocesso para a nação. Ainda, por causa da queda no superávit primário, o Brasil corre o risco de ser rebaixado pelas agências de classificação de risco, o que diminuiria ainda mais os investimentos na nação, que já são baixos por causa do péssimo desempenho econômico.


Pode-se notar, dessa forma, que a situação econômica no Brasil é preocupante, e que a descrença na política do país também é responsável pelo estado em que a nação se encontra atualmente, na medida em que afasta possíveis investidores. Como o governo federal é o maior responsável pela crise atual, a população tem que buscar ao máximo tomar providências para não ser tão afetada pelos absurdos cometidos pelo Estado.

 É preciso, em primeiro lugar, que o cidadão busque qualificação profissional, para aumentar as chances de obter um bom emprego. Em segundo lugar, é essencial que mantenha uma poupança, pois tempos piores ainda estão por vir. Por fim, é importante que não vote em aliados ideológicos da Venezuela, um país em que a população sofre com falta de papel higiênico.

Ultimamente, mesmo não tendo nenhum país referência para procurarmos faziam algo de bom, parecido, deveríamos nos esforçar para nos enchermos de orgulho de nós mesmos por termos contribuído para um país melhor. Mas se é o que realmente queremos teremos que ter um novo impeachment pois o atual presidente é um corrupto pior que outros corruptos que já passara por Brasília. O poder legislativo tem que destituir este governante pelos vários crimes de responsabilidade e de abuso de poder, que tem comprometido os interesses da nossa Nação.


Texto de: JUSSARA SARTORI
Escritora, Poetisa & Freelance



Nenhum comentário:

Postar um comentário